Knowledge Center

Consulta de Andrologia

O Andrologista é o médico Urologista que estuda e trata os transtornos masculinos que podem influenciar a fertilidade (alterações seminais, disfunções sexuais).

A consulta é orientada para a procura de antecedentes que possam ter afetado os testículos ou as vias seminais e procurar chegar a um diagnóstico. O tratamento da infertilidade masculina pode ser médico, cirúrgico ou haver necessidade de recorrer a técnicas de PMA.

Cirurgia convencional ou por Laparotomia

A cirurgia que recorre à abertura ampla da parede abdominal está reservada para casos mais complexos, em que se prevê que a via laparoscópica não consiga resolver a situação.

Criopreservação de Ovócitos

As mulheres podem preservar a sua fertilidade através de uma técnica de congelação que garante boas taxas de sobrevivência dos ovócitos para utilização futura – a vitrificação.
Para tal, é necessário que sejam submetidas a uma estimulação ovárica e punção folicular.

Esta pode ser uma opção de preservação da fertilidade em doentes oncológicas que vão ser submetidas a tratamentos de quimioterapia, os quais podem esgotar a reserva folicular.

A vitrificação de ovócitos pode ser ainda utilizada em mulheres que, submetidas a tratamentos de FIV ou ICSI, consigam um número elevado de ovócitos de boa qualidade, mas não pretendem criopreservar embriões .

Há cada vez mais mulheres que pretendem adiar a maternidade por motivos pessoais ou profissionais e que preservam a sua fertilidade congelando os seus ovócitos.

Idealmente, esta técnica deve realizar-se antes dos 35 anos de idade.

Criopreservação de Esperma

O esperma pode ser congelado previamente ao ciclo de tratamento nos casos em que se preveem dificuldades de colheita no dia da punção folicular ou em algumas situações de oligoastenozoospermia.

Os doentes com patologia oncológica que vão ser submetidos a tratamentos de quimioterapia ou radioterapia pélvica, deverão fazer congelação prévia de esperma com vista a preservar a fertilidade, que pode ficar afetada pelos tratamentos referidos.

A descongelação pode afetar a qualidade dos espermatozoides. Essa alteração será tanto mais acentuada quanto piores forem as suas características no momento da congelação.

Criopreservação de Tecido Testicular

Nas situações de azoospermia em que foi feita biópsia testicular com recolha de espermatozóides, estes podem ser congelados para utilização em tratamento subsequente.

Laparoscopia Diagnóstica

Esta intervenção laparoscópica é realizada no bloco operatório e sob anestesia geral. Permite uma visualização e caracterização diretas dos órgãos genitais femininos, assim como identificação de patologias que possam prejudicar o normal processo de fecundação.
Quando efetuada no contexto do estudo da infertilidade, pode ser complementada com a realização de uma prova de cromotubação tubar em que é introduzido um líquido corante através do colo uterino, com o objetivo de confirmar, através de visualização direta, a permeabilidade das trompas.
Através da laparoscopia, poderão também ser realizados alguns atos terapêuticos: libertação de aderências pélvicas, destruição de focos de endometriose, exérese de quistos do ovário ou de pequenos miomas.

Criopreservação de Embriões

No decurso do ciclo FIV ou ICSI pode acontecer que se obtenha um maior número de embriões do que aqueles que são necessários para transferir.
Nestas situações, os embriões excedentários são criopreservados e, se possível, transferidos posteriormente, sem necessidade de recorrer a nova estimulação ovárica.

Em certas situações clínicas pode ser necessário congelar todos os embriões e adiar a transferência para um ciclo posterior, não estimulado.

De acordo com a lei em vigor, os embriões criopreservados devem ser utilizados pelo casal em nova transferência, no prazo máximo de três anos. Findo este prazo, os embriões podem ser doados a outro casal, utilizados em investigação científica ou eliminados.

Se for opção do casal, é possível criopreservar ovócitos fecundados, antes de acontecer a divisão celular (pré-embriões).

Transferência de Embriões

A Transferência de Embriões é, na maioria dos casos, um método simples, realizado por via vaginal e sem anestesia.

O embriologista coloca os embriões no cateter de transferência, juntamente com uma pequena quantidade de meio de cultura. O ginecologista introduz o cateter através do colo do útero e deposita os embriões na cavidade uterina.

O número de embriões a transferir pode variar de caso para caso. Habitualmente transferem-se um ou dois embriões.

Consulta de Endocrinologia

A Endocrinologia é a especialidade que trata as alterações hormonais e metabólicas subjacentes a causas de infertilidade.

O excesso de peso ou a excessiva magreza ou ainda casos de diabetes mellitus não controlada são alguns exemplos de patologia que é tratada em consulta de Endocrinologia. A patologia da tiroide, deve ser também sempre investigada não só pela elevada prevalência na população em geral, mas também pelas alterações que provoca na fertilidade.

Estudos Genéticos

As alterações a nível genético podem ser causa de infertilidade ou de abortos de repetição, pelo que deverão ser investigadas quando existam antecedentes que justifiquem a sua realização.
Através de uma análise de sangue é possível realizar o cariótipo que permite analisar a constituição cromossómica de um indivíduo.

Em alguns casos mais complexos de fator masculino, devem ser realizados estudos cromossómicos no sangue (Cariótipo). Em casos selecionados pode ser necessário realizar o estudo dos cromossomas nos espermatozóides ou estudos de genética molecular (por exemplo, microdeleções do cromossoma Y, mutações do gene da fibrose quística).

Os estudos genéticos são uma área atualmente em constante investigação.

Ecografia Ginecológica

A ecografia ginecológica permite a avaliação morfológica e fisiológica do útero e dos ovários.

Realizada em diferentes fases do ciclo, permite-nos avaliar diferentes aspetos funcionais. Permite o diagnóstico de patologia utero-anexiaL (miomas, pólipos, quistos, hidrossalpinges, etc).

Consulta de Ginecologia

A especialidade de Ginecologia-Obstetrícia no COIMBRA FERTILITY CENTER foca-se na  saúde reprodutiva feminina, disponibilizando cuidados médicos personalizados a cada caso, nas diferentes fases da vida da mulher, assegurando o maior conforto e tratamento de excelência a todas as pacientes.

Com uma vasta e comprovada experiência na área, a nossa equipa de profissionais é especializada na prevenção, diagnóstico e tratamento de doenças do sistema reprodutor feminino (ginecologia), bem como no acompanhamento durante gestação, parto e pós-parto (obstetrícia).

Análises Hormonais

O doseamento de certas hormonas no sangue permite avaliar o funcionamento dos ovários, assim como de outras glândulas que influenciam o funcionamento dos mesmos.

Os resultados destes exames são úteis como diagnóstico, mas também para orientar a escolha do tratamento de indução ou estimulação da ovulação mais adequado a cada caso.

No caso do homem, consiste na determinação por via sanguínea das hormonas que controlam o funcionamento testicular.

Histerossalpingografia (HSG)

A HSG é um exame radiológico que, mediante a introdução de um produto de contraste através do colo do útero, permite avaliar fundamentalmente a cavidade uterina e a permeabilidade das trompas.

Cirurgia Histeroscópica

O histeroscópio é um aparelho com sistema de luz que se introduz no útero, por via vaginal, permitindo a visualização direta da cavidade uterina. É possível por este meio proceder à excisão de miomas, pólipos, septos ou cura de sinéquias. A paciente pode ter alta no próprio dia.

Histeroscopia (HSC)

É um exame endoscópico que consiste na introdução de uma ótica através do canal cervical permitindo a observação do interior útero.

Histerossonossalpingografia (HSSG)

É uma ecografia endovaginal em que se introduz líquido na cavidade uterina permitindo uma avaliação mais pormenorizada da mesma. É utilizada quando se suspeita de patologia intra-cavitária mas se for utilizado um produto específico hiperecogénico, serve também para avaliação da permeabilidade das trompas.

Imagiologia

Centro Cirúrgico de Coimbra tem um Serviço de Imagiologia que permite aos utentes fazer todos os exames imagiológicos para o estudo e diagnóstico da infertilidade bem como alguns tratamentos que requerem radiologia de intervenção.

Alguns exemplos de exames importantes na infertilidade são a histerossalpingografia para estudo das trompas ou a RMN para estudo da profundidade da endometriose.

Fecundação in vitro

A Fecundação In Vitro (FIV) é uma Técnica de PMA, que consiste na união dos gâmetas feminino e masculino em laboratório. Os óvulos são colocados juntamente com os espermatozoides em meios de cultura adequados, e a fecundação ocorre espontaneamente.

Esta técnica foi utilizada inicialmente em mulheres com trompas obstruídas (factor tubar) mas atualmente é aplicada em muitos outros casos (factor masculino ligeiro, endometriose, factor cervical e infertilidade sem causa aparente).