Estilo de vida
Mulher
- Idade: Mulheres com mais de 35 anos sofrem uma diminuição da fertilidade.
- Tabaco: Mulheres fumadoras têm acentuada redução da reserva ovócitária, aumento da taxa de abortos espontâneos e anomalias cromossómicas. O tabaco está ainda associado a taxas elevadas de falência ovárica precoce, gravidez ectópica e diminuição da taxa de gestação.
- Peso: Mulheres com peso elevado ou baixo peso podem ter mais dificuldades a engravidar devido a disfunções hormonais que levam a uma má qualidade ovocitária e a uma menor taxa de fertilização. A obesidade está associada a um decréscimo de 30% na possibilidade de engravidar e um aumento de cerca de 30% na taxa de aborto espontâneo.
- Álcool: O consumo regular de álcool pode induzir perturbações hormonais, alterando a a ovulação ou ter um efeito tóxico direto sobre os ovócitos levando a uma diminuição da fertilidade. O consumo de álcool pode ainda provocar alterações no desenvolvimento fetal.
- Alimentação: É importante ter uma alimentação saudável e equilibrada rica em frutas e vegetais, leite e derivados, peixes ricos em ómega 3 e cereais
Homem
- Idade: Homens com mais de 45 anos têm menor qualidade espermática, aumentando probabilidade de doenças genéticas na descendência, ou de que ocorra aborto espontâneo.
- Tabaco: O tabaco provoca alterações no ADN dos espermatozoides e por isso diminuição da fertilidade e aumento de problemas no feto em caso de gravidez. O tabaco leva ainda a uma diminuição significativa da qualidade espermática (concentração, volume e motilidade).
- Peso: O excesso de peso nos homens leva a alterações hormonais e metabólicas várias Contribui também para o aumento da temperatura escrotal que diminui a qualidade do esperma.
- Álcool: O consumo excessivo e regular de álcool induz diminuição na produção de testosterona levando a um decréscimo da concentração de espermatozoides e aumento da disfunção eréctil. Pode ainda provocar um aumento na taxa de abortos espontâneos.
- Alimentação: É importante que o homem tenha uma alimentação equilibrada e rica em antioxidantes para prevenir a formação de espécies reativas de oxigénio que levam a anomalias no ADN dos espermatozoides.
- Exercício físico: A prática moderada de exercício físico pode ter um impacto positivo na fertilidade masculina e reduz a incidência de varicocelo.
- Exposição ocupacional. Homens expostos a fontes de calor (padeiros, motoristas), pesticidas (agricultores), tintas (pintores) podem ter uma fertilidade diminuída, pois estes compostos levam a uma diminuição da qualidade espermática, nomeadamente, concentração, volume, motilidade e morfologia.